Menu Fechar

O Zimbro e o Gin

A Mercearia Sol & Serra orgulha-se de ter na sua garrafeira dois Gins produzidos na Serra da Estrela: o Gin Montês e o Gin Wild Snow Dog. A bebida é célebre, mas será que podemos dizer o mesmo sobre a sua matéria-prima? Convidamos os nossos visitantes a descobrir o Zimbro e o Gin.


Informação Científica sobre o Zimbro

O principal ingrediente destes Gins da Serra da Estrela são as bagas de Zimbro-rasteiro (Juniperus communis subsp. alpina), certo? Nem por isso… na verdade, o arbusto do Zimbro não produz verdadeiras bagas ou frutos. As pequenas esferas dão pelo nome esquisito de gálbulas e são muito próximas das esferas que nós vemos cairem dos ciprestes e dos cedros. De facto, o Zimbro e os ciprestes são primos bastante chegados, pertencem à família de Cupressáceas, família esta pertencente ao filo Coniferophyta. Este grupo de plantas não produz flores nem frutos, dando origem apenas a estruturas lenhosas que guardam sementes, como por exemplo as famosas pinhas e os seus pinhões no caso dos pinheiros (família Pinaceae).

O Zimbro não é excepção, tendo apenas a particularidade de ser carnudo e conter os açúcares tão essenciais à destilação do Gin. O mais fácil é mesmo chamar-lhe “pseudofruto”. O que torna o Zimbro tão especial é a sua distribuição natural no nosso território. O facto de ser uma espécie arbustiva com exigências de altitude, faz com que a sua presença esteja restrita em Portugal a pequenas bolsas na Serra do Gerês e… na Serra da Estrela. Na Europa encontra-se um pouco por todo o lado e pensa-se que a sua origem seja norueguesa.

Informação Histórica do Gin

Apesar de ter ganho grande popularidade em Inglaterra, suspeita-se que a origem da bebida tenha sido na Holanda. A palavra “gin” é uma variação provável da palavra “genever” (“zimbro” em neerlandês) ou “ginepro” (em italiano). A bebida “genever” na Holanda era produzida para fins medicinais, à semelhança das restantes partes do arbusto, que desde as folhas às “bagas” eram receitadas por apotecários (os antigos farmacêuticos) por toda a Europa para curar constipações e tosse, por exemplo. Durante a Peste Negra, os “Doutores da Peste” costumavam encher o interior das suas máscaras em forma de bico com ramos de Zimbro para os proteger do então desconhecido bacilo da peste (Yersinia pestis). Não se sabe ao certo se o Gin surgiu nos mosteiros de Itália ou nas planícies da Holanda, mas a verdade é que foi ganhando fama em Inglaterra por alturas do século XVII, tendo a sua introdução nas ilhas britânicas provavelmente ocorrido a partir da Holanda. Em terras de sua majestade, o espirituoso Gin foi desenvolvendo as características que lhe reconhecemos hoje.

Sobre o Gin Montês

Se olharmos para o Gin Montês num copo quase que conseguimos ver na sua superfície o reflexo da Serra da Estrela. Este Gin foi baptizado com o nome do felídeo que passeia entre os arbustos endémicos da serra que servem de matéria-prima para o destilado. Para além do protagonista inevitável, o Zimbro, no Gin Montês encontramos entre os ingredientes, a carqueja (Pterospartum tridentata), urze (Erica spp.) e medronho (Arbutus unedo). A força deste Gin é a combinação única e irrepetível em território nacional destes 4 botânicos regionais no mesmo destilado. No processo de destilação, os botânicos são destilados um a um, de forma lenta, em alambique de colunas por arrasto de vapor de água, um método também ele muito particular e pouco frequente noutros produtores. O Gin Montês tem uma identidade própria e fiel à riqueza florística da região onde é produzido e esse facto reflecte-se no seu sabor distinto, um pouco mais doce e rústico. Mas melhor mesmo é provar se não acredita.


Receita: Gin Tónico com Zimbro e Limão

Ingredientes:

Gin Montês50 mL
Água Tônica20 cL
Bagas de Zimbro3 bagas (dar um toque de leve com as mãos sobre as bagas,para abrir o aroma)
Cascas de Limão2 cascas finas
  1. Para esta receita, utilize preferencialmente um copo-balão de Gin.
  2. Arrefeça previamente o copo com pedras de gelo, tirando o excedente de água derretida. 
  3. Meça 50ml de um dos Gins da Serra da Estrela (ou com um medidor próprio ou contando 5 segundos enquanto deita directamente no copo)
  4. Dê um toque leve nas bagas de Zimbro antes de as colocar no copo e corte duas cascas finas de limão fresco. 
  5. Derrame lentamente a água tónica sobre a face convexa de uma colher de mistura (ou uma colher normal, caso não tenha) e misture ligeiramente. O seu Gin está pronto a servir.

Receita: Gin Tónico com Canela e Laranja

Ingredientes:

Gin Montês50 mL
Água Tônica20 cL
Canela1 pau de canela
Laranja2 zest (raspas de casca) e 1 uma fatia de laranja
  1. Para esta receita, utilize preferencialmente um copo-balão de Gin.
  2. Arrefeça previamente  o copo com pedras de gelo, tirando o excedente de água derretida. 
  3. Meça 50ml de um dos Gins da Serra da Estrela (ou com um medidor próprio ou contando 5 segundos enquanto deita directamente no copo)
  4. Coloque o pau de canela no copo, raspe a casca de laranja, e corte uma fatia fina de laranja. 
  5. Derrame lentamente a água tónica sobre a face convexa de uma colher de mistura (ou uma colher normal, caso não tenha) e misture ligeiramente. O seu Gin está pronto a servir.

Texto por: António Vaz Pato
Receitas por: Fábio Henriques