Menu Fechar

Açafroa, Açaflor, Açafrão-Bastardo

Aqui pode encontrar receitas deliciosas, informação e curiosidades sobre a Açafroa. Junte-se a nós nesta viagem gastronómica.


Informação Científica e Histórica

A Açafroa também é conhecida por Açaflor ou Açafrão-Bastardo. É a Carthamus tintoria, L. da família das Compostas sub-família Tubulifloras, tribo das Cynareas, sub-tribo das Centauríneas. Planta anual, de caule erecto, semi-lenhoso, com 0,80 a 1 metro de altura. As flores são hermafroditas, reunidas em capítulos envolucrados, ovóides, solitários, homogâmicos; A eclosão das flores realiza-se em Julho e Agosto. (fonte: almanaqueacoriano.com)

A Açafroa é cultivada e muito valorizada na Graciosa, mas é apreciada em todas as ilhas dos Açores surgindo espontaneamente no Alentejo e Algarve. Com possível origem no Médio Oriente, é uma das mais antigas culturas da humanidade podendo ter vindo para Portugal pelas mãos dos marinheiros na época dos descobrimentos. Foram identificados corantes de cártamo em tecidos (do antigo Egipto) e até guirlandas feitas de cártamos na tumba do faraó Tutankhamnon. (fonte: Flora de Portugal – Sociedade Lusitana de Fitossociologia).

A Açafroa Sol da Terra floresce em Nogueira do Cravo (desde 2017) pelas sementes gentilmente oferecidas pelo Sr. Francisco do restaurante Estrela do Mar da Graciosa. O Sr. Francisco e a sua mulher Maria, eram uns extraordinários embaixadores do melhor peixe do mundo, do Molho Pescador e da preciosa Açafroa.


Sugestões de Utilização

acafroa

A Açafroa em estiletes e estames deve ser triturada/esmagada (no momento da utilização) para o paladar ser mais apurado. Introduza os estiletes inteiros para a finalização/decoração na hora de servir. Se fizer o molho de véspera, fica mais apurado e pode reservar no frigorífico para várias utilizações.

Tradicionalmente nos Açores os molhos com Açafroa são utilizados no tempero de peixes, guisados, cozidos, grelhados ou assados e por vezes até em carnes, mas introduza o molho em arroz, massas ou purés de batata doce, e comprove a delícia!

Faça experiências mas utilize o sal em moderação. Se introduzir o sal no molho reduza ou não coloque no restante preparado. O “perfume” é delicado, utilize a Açafroa em receio.


Receita: Caldo de Peixe do Pico

Caldo:

AÇAFROA1 colher chá
Peixe1.8 Kg
Tomate3 tomates pelados
Alhos4 dentes
Cebola1
Pão1 pão caseiro
Azeite30 ml
Salsa1 ramo
Sal q.b.

Molho:

Alhos3 dentes
Malagueta1
Vinho tinto100 ml
Vinagre de vinho50 ml
Azeite1 colher de sopa
Salsa1 ramo
Sal q.b.

Comece por cortar os peixes em partes pequenas. Descasque os tomates e corte em quartos. Corte as cebolas em rodelas e os alhos em cubos. Para preparar o caldo, ferva a cebola e o alho em azeite. Adicione os tomates, a Açafroa e sal. Adicione o peixe e cubra a panela com água. Quando cozido adicione a salsa picada. Molho cru: Junte e esmague num almofariz a salsa, alho, malagueta sal e azeite. Depois misture com vinagre e vinho e regue o peixe com este molho. Verta o caldo por cima das fatias de pão.


Receita: Molho Pescador Graciosa (4pax)

AÇAFROA1 colher sobremesa
Massa Malagueta1 colher café
Molho Tomate1 colher sopa
Alhos5 dentes grandes
Vinho branco50 ml
Vinagre vinho25 ml
Cominhos1 colher café
Salsa1 ramo peq.
Sal q.b.

Esmagam-se os alhos e mistura-se/macera-se muito bem com a Açafroa, a massa malagueta, o molho tomate, os cominhos e o sal. Junta-se o vinho e o vinagre, homogeneizando com a ajuda de 4 colheres de sopa do caldo de cozer o peixe (água com a salsa), caso não tenha sido utilizado o ramo de salsa na cozedura pode ser picado fino e junto ao preparado. Na finalização da cozedura do peixe, junta-se o molho retificando os temperos.


Receita: Molho Pescador Sol&Pesca (4pax)

AÇAFROA1 colher sopa
Malagueta1 pequena
Sumo limão1/2 limão grande ou 1 peq.
Alhos5 dentes grandes
Vinho branco30 ml
Azeite50 ml
Cominhos1 colher café
Salsa1 ramo peq.
Sal 1 colher café

Picam-se fino os alhos e a malagueta e maceram-se com a Açafroa (por ex. em almofariz), acrescentando os cominhos, o sal grosso e metade do ramo de salsa (picada). Junta-se numa tijela o azeite e o vinho e continua-se a homegeneizar. Por fim junte o limão e a restante salsa. Deve ficar caldoso, junte um pouco de água se estiver muito denso, retificando temperos.


Receita: Arroz de Açafroa com Algas

AÇAFROA1 colher sopa
Arroz Carolino250 g
Algas50 g (demolhadas ou frescas)
Salq.b.

Use uma colher de sopa de Açafroa triturada ou inteira (por cada 250 g de arroz carolino) desde o início da cozedura do arroz. As algas são envolvidas apenas na finalização. Ao servir decore com Açafroa em estames/estiletes inteiros.


Texto e Receitas por: Henrique Vaz Pato